Sempre que me falavam de Sidney, a primeira coisa que me vinha à cabeça era sem dúvida, o magistral edifício da Ópera. Um edifício quase dolorosamente brilhante à luz do sol, com uma cobertura assustadoramente inclinada. A sua frente, dezenas de ferries antiquados juntam-se a veleiros de todo o mundo completam-se como se de um jardim encantado e florido se tratasse. Todo este local é absolutamente preenchido por uma atmosfera alegre e intensa.
Não há com certeza ninguém que tenha passado por Sidney que não tenha despendido alguns mesmo que insignificantes minutos para observar tal esplendor. Mas provavelmente poucos imaginam que já houveram muitos dias, nos anos 50 que aquele lugar estrategicamente colocado à beira-mar, foi um simples garagem de carros eléctricos municipais. Um daqueles locais que quase todos sabemos que existem, mas que ninguém quer conhecer.
Até que um dia Sir Eugene Goossens, director da Orquestra Sinfónica de Sidney, resolver encetar diligências para a criação de uma sala de espectáculos na cidade que era órfão desse tipo de coisas. Após a fácil escolha de local, foi aberto um concurso internacional para escolha de um projecto que assentasse perfeitamente naquele moribundo lugar. Após alguma longa e complexa discussão e com a ajuda de um arquitecto americano, eis que se decide repescar a ousada ideia de um arquitecto dinamarquês, se seu nome, Jorn Utzon.
Era um projecto sem igual, sobretudo numa década em que até se tornava algo embaraçoso. Nunca nada tão ousadamente inclinado jamais havia sido construído e muitos duvidavam que pudesse ser. Felizmente, quando ainda muito decidiam se iniciar ou não as obras, alguém se adiantou e começou a construção. Se assim, não tem ocorrido, hoje o ponto magistral de Sidney seria sem qualquer dúvida a magnifica Harbour Bridge (para mim coloca a ópera a um canto).
E assim, cerca de década e meia após o inicio das obras e um orçamento 14 vezes superior ao planeado, eis que foi inaugurado uma das mais aclamadas maravilhas do Mundo.
O centro da península do cabo
Há 1 mês
Sem comentários:
Enviar um comentário