quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Eficiência Pública

Nunca fui muito de criticas a função pública. Sempre acreditei que são lentos por culpa do sistema e não por vontade própria. Mas haja paciência.

O governo há dias noticiou que tinha enviado 40.000 cartas a contribuintes faltosos que iriam perder benefícios fiscais em 2010. Embora pensasse que disso estava livre, poucos dias antes do Natal recebi uma carta registada da minha repartição de finanças. E, pensei... "Será um presente de Natal?"

Lá dentro uma nota de culpa dava conta de um dívida ao fisco superior a 1.000 euros. Pensei... "Conheço este valor de qualquer lado". Fui vasculhar documentos anteriores e era exactamente o valor que tinha a pagar em 2009.

Curioso com a carta, decidi ligar para a repartição de finanças que me indicou que a mesma estava correcta, que devia ter pago esse valor até 30 de Setembro e não o tinha feito. Reclamei, indicando que tinha pedido através do portal das finanças o pagamento em prestações (*) e pago todas dentro dos diferentes prazos. Fui informado que não tinham conhecimento e que teria de liquidar a totalidade mais juros de mora até ao final do mês para evitar a perda dos benefícios fiscais.

Solicitei que o mesmo fosse investigado dado que estava pago, apresentando o extracto bancário. Indicaram-me de teria de fazer depósito do total em divida para evitar penalizações e que o valor seria devolvido posteriormente em caso de ter razão. Fiquei parvo!!!!

Decidi então contactar os serviços centrais, que me enviaram um comprovativo com urgência. Pegando nesse comprovativo fiz prova de pagamento junto da repartição de finanças, que finalmente aceitou que tinha razão. Pedido de desculpas? Qual quê a culpa é do sistema informático.

E hoje finalmente lá recebi um comprovativo registado de pagamento, enviado pela repartição de finanças. Deu luta!!! Ainda bem que para o ano vou receber, para compensar.

(*) Se pegarmos no dinheiro remanescente ao pagamento de cada prestação e aplicarmos em fundos de investimento a 30 dias, no final do pagamento faseado recebemos mais em juros do banco do que o juro que pagamos ao estado. Daí compensar pagar a prestações...

1 comentário:

  1. "o valor seria devolvido posteriormente em caso de ter razão" - mas é claro, alguma vez os serviços públicos admitem que temos razão? Não, somos todos uns aldrabões que andamos aqui a perder o nosso tempo a ir reclamar só porque nos apetece

    ResponderEliminar