quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

"As Pernas da Cenoura"

Gostava de saber quem foi o esperto que marcou um jantar de amigos para dia 30 de Dezembro, com tantos dias no ano.

Azar, o que interessa é mesmo conviver. Daí, vai-se jantar fora a 30 de Dezembro com um grupo de malucos.

E que grupo de malucos, de 9 confirmados apareceram 5. Temos pena, mas quem se baldou perdeu "as pernas da cenoura". Toma!!! Toma!!!

Mas hoje assistimos a um fenómeno que só visto. Segundo a Nokia ainda só existem cerca de 80 "computadores" N900 em Portugal. Numa mesa de 5 pessoas, havia 3. Curioso, não?

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Atentado Gastronomico

Bolas, em termos gastronómicos pode-se dizer que o meu penúltimo dia de 2009 foi para esquecer. Melhores pratos terão de vir com 2010.

Preciso mesmo anotar, que pequeno almoçar um iogurte líquido e um croissant misto, não mereciam um Super Menu DoubleCheese Natura ao almoço e Pizza Hut ao jantar. Fica registado, ano novo, dieta velha.

Jogar aos saldos

Hoje decidi colocar a PS3 de lado e fui ao Centro Comercial jogar aos saldos. Não foi um tarefa fácil encontrar um saldo de encher o olho. No entanto não voltei de mãos a abanar, comprei um blusão que realmente gostei e precisava, mas não estava em saldos.

Para o ano volto lá, pode ser que já haja mais saldos.

Patardos e Caneladas

Ora bolas, agora que tinha arranjado um desculpa (passagem de ano) para ir ver os Xutos ao vivo, pela 17ª vez, em Belém, o concerto foi cancelado. Oh Zé, tens de deixar essa má vida, assim não vos conseguimos voltar a ver de pé. Apesar de tudo, as melhoras Zé. Luta que não acredito que haja algo melhor na vida que estar vivo e com saúde. Sim, eu sei. Mas sem vida não há sexo. Logo a vida é mesmo a melhor parte.

Agora vão lá os GNR. Bolas, já não vai dar para a malta do costume fumar o seu charro em paz. Vai ter de partilhar...

Mas desde que haja muita 7Up e Vodka Preta, o resto é paisagem.

Eficiência Pública

Nunca fui muito de criticas a função pública. Sempre acreditei que são lentos por culpa do sistema e não por vontade própria. Mas haja paciência.

O governo há dias noticiou que tinha enviado 40.000 cartas a contribuintes faltosos que iriam perder benefícios fiscais em 2010. Embora pensasse que disso estava livre, poucos dias antes do Natal recebi uma carta registada da minha repartição de finanças. E, pensei... "Será um presente de Natal?"

Lá dentro uma nota de culpa dava conta de um dívida ao fisco superior a 1.000 euros. Pensei... "Conheço este valor de qualquer lado". Fui vasculhar documentos anteriores e era exactamente o valor que tinha a pagar em 2009.

Curioso com a carta, decidi ligar para a repartição de finanças que me indicou que a mesma estava correcta, que devia ter pago esse valor até 30 de Setembro e não o tinha feito. Reclamei, indicando que tinha pedido através do portal das finanças o pagamento em prestações (*) e pago todas dentro dos diferentes prazos. Fui informado que não tinham conhecimento e que teria de liquidar a totalidade mais juros de mora até ao final do mês para evitar a perda dos benefícios fiscais.

Solicitei que o mesmo fosse investigado dado que estava pago, apresentando o extracto bancário. Indicaram-me de teria de fazer depósito do total em divida para evitar penalizações e que o valor seria devolvido posteriormente em caso de ter razão. Fiquei parvo!!!!

Decidi então contactar os serviços centrais, que me enviaram um comprovativo com urgência. Pegando nesse comprovativo fiz prova de pagamento junto da repartição de finanças, que finalmente aceitou que tinha razão. Pedido de desculpas? Qual quê a culpa é do sistema informático.

E hoje finalmente lá recebi um comprovativo registado de pagamento, enviado pela repartição de finanças. Deu luta!!! Ainda bem que para o ano vou receber, para compensar.

(*) Se pegarmos no dinheiro remanescente ao pagamento de cada prestação e aplicarmos em fundos de investimento a 30 dias, no final do pagamento faseado recebemos mais em juros do banco do que o juro que pagamos ao estado. Daí compensar pagar a prestações...

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Terceiros, aí se os apanho!!!

Terceiros e Reservado, um conjunto de tipos e um local que nunca ninguém viu, mas que assumem sempre protagonismo.

Uma das piores coisas que me pode acontecer logo de manhã é olhar para o tecto do quarto e ver projectada a expressão 10:21. Isto é coisa para provocar algo perto do ataque cardíaco. Isso quer dizer que já são 9:21. Sim, está uma hora adiantado para que todos os dias tenha um choque ao abrir os olhos e perca a preguiça. No meio do sono esqueço-me sempre que aquilo está adiantado.

Ou seja, já eram 9:21 e a essa hora, acordar, deitar muito perfume, vestir, pegar no carro, encontrar lugar, apanhar o metro e correr não se consegue em 39 minutos, logo é sinónimo de falhar as 10h.

Mas se isto só por si não servir para aumentar os níveis de adrenalina para valores perfeitamente disparatados, nada como chegar ao metro e ficar a ver passarem dois comboios para o Reservado. Sempre tive curiosidade de conhecer este local. Deve ser óptimo para deixar o carro em casa, dado que aparentemente está muito bem servido de transportes públicos.

Mas quando se está atrasado, pior que apenas passarem transportes para o Reservado é aparecerem os terceiros. Não os conheço, mas não deve de haver utilizador que não gostasse de os conhecer. Podem não saber, mas o famoso comunicado "Por razões alheias ao metropolitano a circulação na linha azul encontra-se interrompida por tempo indeterminado". Tudo por culpa dos terceiros, quem mais.