domingo, 10 de janeiro de 2010

Por baixo

Este fim de semana não está a correr nada bem em termos psicológicos. Sinto-me muito em baixo. Irritadiço e sem vontade de fazer nada. Estou triste, sem saber muito bem porquê.

Embora haja um clima de crise no ar, aliás não se fala noutra coisa senão crise e A (de gripe). Mas não é isso que me preocupa. A crise realmente há, mas apenas para quem não tem empregos mais estáveis. Aliás, tirando um imprevisto, 2009 até foi um ano muito rentável em diferentes aspecto, não só monetários.

Mas se tudo corre bem, de onde vem este sentimento de frustração. Assim de repente, diria que talvez da agradável noticia que um colega vai novamente ser pai, de um amigo ter voltado ao trabalho e da partida de outro para uma viagem com vida. Não que sinta inveja, pois isso nunca sentirei de um amigo. Mas porque sinto-me cada vez mais estável neste país que cada vez mais me entristece.

Ontem há noite senti-me mesmo triste porque não vale a pena parecer compreender, é preciso apoiar e rumar no mesmo sentido. Sem isso, não há sentimento que resista. Depois do jogo do meu Benfica passei a noite a olhar com saudades para fotos por mim tiradas e para câmaras online que me dão imagens mais recentes de locais que simplesmente invejo.

Percorri muita Europa à qual juntei a Austrália do livro (Na Terra dos Cangurus) que ando a ler. Mas todos os caminhos foram parar a um país que por estas alturas anda congelado na ordem dos -15º. E, quem me conhece sabe que esse país é aquele que até hoje me deixou com mais desejos... a Noruega. É ponto assente, quero lá passar uns dias em pleno Inverno, para saber se é esse o meu lugar.
Pouco sei sobre o mesmo, mas aquelas casas no meio de relvados naturais que me fazem lembrar as cabanas no meio da neve e campo com que sempre sonhei, onde as crianças e os animais podem brincar livremente em segurança, onde a vida passa devagar, sem os stress's de outros lugares. As excelentes condições para a prática de desportos de ar livre, sem grandes superfícies comerciais atafulhadas, a segurança e o civismo, o patriotismo a cada quintal ou a pasmaceira de alguns locais, são excelentes cartões de visita. Adorei e agora não consigo passar semana sem sonhar.

2 comentários:

  1. E o que te impede? Uma família que não se quer deixar, um amor? Normalmente são esses factores que impedem as pessoas de concretizar alguns sonhos. Se o teu passa pela Noruega, porque não?

    ResponderEliminar
  2. Um combinação de factores, onde o quase tudo passar para o nada, tem muito influência.

    ResponderEliminar