sexta-feira, 23 de julho de 2010

Estereótipos da Sociedade Moderna

Hoje quando me dirigi à copa, fui bombardeado por um conjunto de considerações menos famosas sobre o que foi viver o Super Bock Super Rock. Fui extremamente questionado sobre a necessidade de estar naquele local, saboreando pó como se de um condimento se tratasse. E porque me sujeitar a condições tão degradantes para a sociedade e estereótipos actuais.

Um colega perguntava como conseguia chegar todos os dias à tenda com o cabelo empastado de pó e deitar-me como se nada se passasse. Outro perguntava-me qual o prazer de gastar setenta euros para estar no meio de uma multidão suada e cheia de pó. Havia ainda os que me perguntavam se a musica valia o esforço de tomar banho ali, lavando a cara e dentes em lavatórios imundos. Houve ainda que me indicasse que aquilo são coisas para se fazer quando se tem 20 anos e se é inconsciente, pois aos 30 tem-se um estatuto a manter.

 A todos eles respondi com um simples quebrar da rotina. Detesto que a vida tenha de ser vivida em igualdade com a sociedade. Não quero, nem nunca quis sentir-me parte da rotina intelectual de tempos findos e vindoiro. Muitas vezes sinto a necessidade de quebrar regras. O Super Bock Super Rock permitiu-me fazer isso. Durante três dias pude-me sentir um cidadão do mundo, onde a sujidade não era inimiga das relações sociais, onde como tantos outros pode ser diferente entre iguais, onde a roupa suja não era sinónimo de exclusão social. E ainda pude passar dias inteiros na praia sem ter de me esforçar muito para lá chegar.

 Cada um é como "cada um", e eu gosto imenso desses fins-de-semana diferentes. Mesmo que segundo a sociedade intelectual os interprete como fins-de-semana exclusivos para juventude irrequieta. Tal como em Maio, quando fui de tenda às costas para as serras algarvias e alentejanos atrás do rally de Portugal, também agora desejo que a próxima edição chegue rapidamente, porque ainda muito pó posso aguentar.


 E só para ser chato, amanhã vou pegar na bicicleta e vou para o trabalho pela estrada ao nível dos tubos de escape...

Sem comentários:

Enviar um comentário