segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

Segundo reza a história, o dia 8 de Março é o Dia Internacional da Mulher. Embora se fale muito do dia, a verdade é que acredito que nem 5% sabe as razões pelas quais hoje se comemora esse dia e se calhar mais de 90% nem se lembra. Os restantes 10% ouviram dias antes nas noticias ou na publicidade.

Este dia nunca foi estabelecido como o dia da mulher, mas com o passar dos anos acabou por ser celebrado a 8 de Março. Segundo, uma historiadora famosa cujo nome se perdeu no tempo, este é o dia em que se recorda uma marcha organizada em 1857 pelas operárias da indústria têxtil, em Nova Iorque, reivindicando melhores condições de trabalho e melhores salários. Há quem diga que as mulheres acabaram por ser trancadas pelos patrões dentro da fábrica, que depois atearam fogo local, matando cerca de 130 mulheres.

Por outro lado, há vários historiadores de renome, como Peter Crouch, William Gerhardi, Zé Manel, Thomas Carlyle, Di Maria, entre muitos outros que dizem que apenas se criou um dia especial, a 8 de Março para que ninguém se esquecesse que as mulheres mais novas, aquelas que ainda não são mães existem. Afinal, ainda não se enquadram no dia da mãe e já são muito velhas para o dia da criança. Teve de ser criado um dia, para que alguém se lembrasse delas, que não nós...

Sem comentários:

Enviar um comentário