segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

T de... Travel!!!

Hoje no Freeport só pensava nisso... em viajar.

A sério, estava a ficar desesperar. Só via passar gente com sacos na mão, a correr e gritar. Lojas cheias, confusão por todo o lado. Só gostei de entrar numa loja. Uma loja de livros. Talvez por sermos um país de incultos, a loja pouca gente tinha, uma música calma dava tranquilidade e serenidade ao ambiente. E, a leitura, dá-me o dom especial de liberdade e isolamento. Permite-me estar no meio de uma multidão, sem lá estar. É muito equilibrador.

Sai da loja, sentei-me numa pedra junto a um tanque de água irrequieta. Isolei-me e pus-me a sonhar. A esquecer-me de onde estava. Por momentos dei comigo sentado numa tranquila esplanada à beira do Tamisa a ler um livro do Bill Bryson. Estes livros de viagens fazem-me sonhar, fazem-me querer lá estar.

Curioso imaginar-me sossegado e tranquilamente parado a ler um livro numa das cidades mais cosmopolitas e povoadas do mundo. Muito curioso mesmo. Mas apesar da imensidão de pessoas que habitam aquela cidade, continuo a achar que aquele é um lugar mágico que nos permite sonhar com pequenos prazeres como estes, porque o respeito é um responsabilidade intrínseca da sua população. E, sim, era gajo para ir passar um fim-de-semana a Londres e passar os dias sentado numa esplanada a ler um livro, só porque isso me daria a paz de espirito que preciso para encarar o dia-a-dia frenético deste nosso Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário